Problemas

Furto de fios gera defeito em sinal e preocupa moradores na Tijuca

Segundo relatos, caso persiste há meses e sem solução

Segundo os moradores, o sinal da rua trava no vermelho
Segundo os moradores, o sinal da rua trava no vermelho |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Moradores da Rua José Higino, na Tijuca, Zona Norte do Rio, relatam que o sinal da rua, que faz divisa com a Avenida Maracanã, já está há meses com defeito em razão de furtos ocorridos na região. De acordo com os moradores, os semáforos apresentam inconstância, tendo dias que funcionam normalmente e outros que ficam parados em uma sinalização somente. A situação foi responsável por causar um acidente nesta terça-feira (23).    

O técnico de telecomunicações Heitor Luiz de Menezes, de 50 anos, mora próximo ao local, e, segundo ele, grande parte da região sofre com problemas. A preocupação do morador se dá, em grande parte, devido ao fluxo intenso de veículos na rua. 

"O problema é que ele [sinal] é de uma rua que passam diversos ônibus, são duas pistas, serve ao Corpo de Bombeiros, serve a dois hospitais, são duas pistas que cortam a Avenida Maracanã. Sem nenhum guarda municipal, sem nenhuma pessoa da CET Rio. É uma região muito movimentada, cruzamento relativamente perigoso, podem acontecer acidentes ainda mais com o sinal com defeito", expressou, indignado.  

Segundo Heitor, o sinal da rua para no vermelho, enquanto o da Avenida Maracanã, que faz cruzamento com a Rua José Higino, sinaliza o verde. Por conta disso, dois carros acabaram colidindo no bairro, causando um acidente nesta terça. 

Dá insegurança de atravessar aqui, acontecer algum acidente nesse ponto. Só eu abri três reclamações Heitor Luiz de Menezes, técnico de telecomunicações
  

Ele não é o único que expressa indignação com o caso. O João Clemente Moraes, de 66 anos, é vendedor e trabalha na esquina da rua, de frente para o sinal. Ele contou que a inconstância no funcionamento vem acontecendo há muito tempo.

"Esse sinal aí quebra direto! É quase todo dia que está quebrado, ele apaga e fica maior caos aí, é uma 'buzinada' danada, carro para lá, carro para cá, as pessoas querem atravessar e não conseguem porque o de lá [Avenida Maracanã] trava no verde, o daqui no vermelho", disse o vendedor.

Acidente deixou marcas que continuam no local nesta quarta-feira (24)
Acidente deixou marcas que continuam no local nesta quarta-feira (24) |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Procurada, a Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ (CET-Rio) informou que o equipamento já recebeu atendimento cinco vezes somente este mês, sendo três em decorrência direta de furtos, como o ocorrido nesta quarta-feira (24). 

"Anteriormente as equipes de manutenção estiveram no local nos dias 05, 13, 17 e 18 e em todas essas ocasiões os sinais ficaram funcionando corretamente. Nesta quarta, por volta das 12h30 , a CET-RIO recebeu o chamado, através do 1746, que ele estava apresentando defeito novamente. Imediatamente equipes de operação e manutenção  foram para o local", disse por meio de nota.

Segundo a companhia, foram refeitos os cabos furtados e realizada ação conjunta das equipes técnicas, restabelecendo então o funcionamento dos sinais.

< Senado abre inscrição para concurso; veja vagas disponíveis Anitta desmente festinha privada para artistas do Rock in Rio <